Skoda Rapid I liftback

Pin
Send
Share
Send

A versão russa do Skoda Rapid liftback foi apresentada oficialmente em abril de 2014 (e a produção deste carro em Kaluga foi lançada um pouco antes - em fevereiro).

Este "cinco portas" barato e compacto, mas prático e agradável, pertence formalmente à classe "B +", mas na prática (em termos de dimensões e equipamentos) está facilmente pronto para competir com muitos representantes da " Classe C "(que, de fato, os desenvolvedores deste carro" abertamente superam ").

A propósito, o "modelo reestilizado" imediatamente veio até nós. a estreia mundial de "este Rapid" aconteceu em 2012 (no âmbito do Paris Motor Show), a novidade entrou imediatamente nos salões dos concessionários europeus, e em 2013 chegou à Ucrânia e ao Cazaquistão ... e no mesmo 2013 um "restyling apressado" (mais como "correção de erros") - o carro recebeu um novo motor, um volante diferente, uma lista expandida de opções de design de interiores e novos equipamentos opcionais (em particular faróis de xenônio) ...

Em fevereiro de 2017, o cinco portas passou por mais uma atualização, mas também custou "pouco sangue": retocou levemente sua aparência, afetando os equipamentos de iluminação, a grade do radiador e o pára-choque, acrescentou novas opções modernas e ampliou a paleta de potência disponível unidades (mas apenas para a Europa, em russo os motores permaneceram os mesmos no mercado).

O exterior do carro é executado no espírito do “novo estilo corporativo” da montadora tcheca, para a qual, de fato, “Rapid” lançou as bases. No entanto, chamar este liftback de um criador de tendências em sua classe, provavelmente, não funcionará ... e ele não pretende desempenhar esse papel, preferindo permanecer "um carro com um design simples, mas elegante, diluído com notas menores de esportividade, dando um charme especial e charme. " Além disso, as formas simples permitem uma aerodinâmica muito boa para um carro econômico - a propósito, o coeficiente de resistência aerodinâmica de sua carroceria é de 0,30 Cx, o que é muito importante para garantir a economia de combustível.

O comprimento do liftback é de 4483 mm, o comprimento da distância entre eixos é de 2602 mm, a largura da carroçaria, excluindo os espelhos, está limitada a 1706 mm e a altura não ultrapassa 1461 mm. As larguras da via dianteira e traseira são respectivamente iguais a 1463 e 1500 mm para as versões com rodas de 14 polegadas, bem como 1457 e 1494 mm para as versões com rodas de 15 polegadas.

A distância ao solo (distância) do skoda Rapid liftback "europeu" é de 136 mm, mas para a Rússia a distância foi aumentada para 170 mm.

A tara na configuração básica não ultrapassa 1135 kg, e na versão "top" do equipamento - 1236 kg.

O salão Rapida foi projetado para cinco passageiros e possui um design bastante simples, que se destaca pela excelente ergonomia.

O acesso fácil e conveniente é organizado desde o assento do motorista até todos os controles, e os assentos dianteiros oferecem um alto nível de conforto, o que é uma raridade para um carro econômico. Plástico macio e estofamento de tecido são usados ​​na decoração interior, mas os tchecos lamentaram claramente o isolamento acústico, então eles terão que tolerar ruídos estranhos na cabine. Quanto ao espaço livre, tem bastante na frente e atrás.

O porta-malas não fica para trás - já na base pode acomodar 530 litros de carga e, com a fileira traseira de bancos rebatidos, pode até acomodar 1470 litros.

Especificações. Na Rússia, o Skoda Rapid liftback é oferecido com três tipos de usinas a gasolina. Mas os motores diesel (apresentados na Europa em várias variantes ao mesmo tempo) ainda não chegaram ao nosso país (pelo menos, até agora), por isso teremos que nos limitar apenas ao que eles oferecem:

  • Como motor básico, os tchecos prepararam uma unidade atmosférica de 3 cilindros com volume de trabalho de 1,2 litros (1198 cm³), equipada com bloco de cilindros de alumínio, sistema de injeção distribuída de combustível e mecanismo de distribuição DOHC de 12 válvulas. O motor atende totalmente aos requisitos do padrão ambiental Euro-5 e é capaz de produzir no máximo 75 CV. ou 55 kW de potência máxima a 5400 rpm. O torque de pico desta unidade de potência cai em torno de 112 Nm, desenvolvido a 3750 rpm, o que permite que o liftback rápido acelere de 0 a 100 km / h em 13,9 segundos, e também alcance uma velocidade máxima de 175 km / h.
    O motor mais jovem é agregado a uma “mecânica” não alternativa de 5 velocidades, com a qual o consumo de combustível em condições urbanas é declarado pelo fabricante em 8,4 litros, na rodovia - 4,8 litros e no ciclo combinado - 6,1 litros.
  • O segundo do nosso mercado também é uma unidade atmosférica, mas já com 4 cilindros e um volume de trabalho de 1,6 litros (1598 cm³). O motor é bem conhecido dos motoristas russos do sedã VW Polo e é capaz de produzir 110 cv. potência máxima a 5800 rpm, bem como cerca de 155 Nm de torque em um pico caindo a 3800 rpm. Este motor pode ser agregado tanto com uma "mecânica" de 5 velocidades quanto com uma "automática" de 6 bandas. Com esta unidade de potência, o liftback "ganha cem no velocímetro" em 10,3 / 11,6 segundos, a velocidade máxima é fixada em 195/191 km / h e o consumo médio de combustível no ciclo combinado é de 5,8 / 6,1 litros por 100 km de pista - respectivamente para "mecânica" / "automático".
  • E, finalmente, o "carro-chefe" no mercado russo - os tchecos oferecem para essa função uma unidade turbo de 1,4 litros de 4 cilindros com um bloco de ferro fundido e uma cabeça de bloco de alumínio, bem como injeção direta de combustível e sistemas de distribuição de válvula variável . Este motor, que se encaixa no padrão Euro-5, é capaz de produzir até 125 cv. (92 kW) de potência a 5000 rpm, bem como exatamente 200 Nm de torque na faixa de 1400 a 4000 rpm. Como caixa de câmbio para o carro-chefe, os especialistas tchecos escolheram um "robô" DSG de 7 bandas com duas embreagens, que permitirá que a novidade acelere de 0 a 100 km / h em apenas 9,0 segundos e eventualmente alcance a velocidade máxima de 200 km / h. Quanto ao consumo de combustível, em condições urbanas o liftback vai "comer" cerca de 7,0 litros, na rodovia será limitado a 4,3 litros, e no ciclo combinado de operação ficará em 5,3 litros.

O Skoda Rapid liftback do ano compartilha uma plataforma com seu par VW Polo sedan, mas os tchecos fizeram uma série de mudanças nele, em particular, usando alguns elementos do Octavia e Fabia.

O Skoda Rapid tem apenas tração dianteira, uma suspensão independente baseada em struts MacPherson é usada na frente e uma barra de torção semi-independente é usada na parte traseira. Nas rodas do eixo dianteiro dos freios a disco ventilados "Czech" estão instalados, nas rodas traseiras há freios a disco simples. A direção de cremalheira e pinhão é complementada por um amplificador eletromecânico.

Observe que os engenheiros tchecos foram muito escrupulosos quanto à configuração do chassi. Como resultado, o liftback segura a estrada com confiança, é fácil de controlar mesmo em curvas fechadas, tem boa manobrabilidade e freia bem em qualquer piso. Claro, Rapid não estabelece resultados recordes nos "parâmetros" listados, mas não é inferior aos principais concorrentes. A desvantagem mais tangível que conseguimos identificar durante os testes é a rigidez da suspensão, que é um pouco maior do que os motoristas russos estão acostumados, mas para o nosso país os tchecos, posteriormente, em certa medida corrigiram esse defeito.

Opções e preços. No mercado russo, o Skoda Rapid 2017 é apresentado em quatro opções de equipamentos - "Entry", "Active", "Ambition" e "Style".

  • O equipamento básico do carro custa a partir de 604.000 rublos, e sua funcionalidade inclui: airbag do motorista, dois vidros elétricos, travamento central, ABS, ESP, coluna de direção ajustável bidirecional, direção assistida elétrica, computador de bordo, sistema ERA-GLONASS , preparação de áudio para quatro dinâmicas e algumas outras opções.
  • Para o desempenho "top", eles pedem pelo menos 817.000 rublos, e seus privilégios são: quatro airbags, bancos dianteiros aquecidos, controle de cruzeiro, ar condicionado, vidros elétricos para todas as portas, faróis de neblina, "música" com seis alto-falantes, 15- rodas de liga leve de polegadas e outras "guloseimas".

Além disso, como opção, o liftback pode ser equipado com: faróis bi-xenon, sensores de estacionamento dianteiros e conectores USB na segunda fila de bancos para recarregar dispositivos móveis.

Pin
Send
Share
Send