Crossover compacto Mazda CX-30

Pin
Send
Share
Send

O Mazda CX-30 é um SUV com tração dianteira ou nas quatro rodas da categoria compacta, reivindicando o status de "família", que combina design elegante, interior minimalista com alguma reivindicação de "premium", componente técnico moderno e um pouco de " características do condutor "... Este crossover destina-se, em primeiro lugar, a um público jovem (incluindo uma família, talvez até com crianças pequenas), que quer comprar um carro urbano brilhante, mas considera o hatchback Mazda3 não universal o suficiente. ..

Teve lugar a estreia internacional do totalmente novo SUV compacto Mazda CX-30, construído na plataforma da quarta geração Mazda 3 hatchback e localizado na gama de modelos do fabricante japonês no nicho entre o CX-3 e o CX-5 em março de 2019 nos estandes do Salão Automóvel de Genebra, e depois de vários meses começou a vendê-lo no mercado europeu.

Notavelmente, este SUV se tornou o primeiro carro da marca, com o qual os japoneses entraram no território dos índices de dois dígitos, já que todos os modelos anteriores traziam um único número em seu nome.

Exterior

Por fora, o Mazda CX-30 se distingue por uma aparência elegante, bastante distinta, bem unida e geralmente orgânica, à qual muitos elementos "off-road" feitos de plástico sem pintura adicionam um pouco de brutalidade.

A vista frontal das cinco portas "ostenta" o olhar predatório dos faróis de LED, uma grade "multifacetada" com um padrão de favo de mel e um pára-choque elegante, e da popa atrai a atenção com elegantes lâmpadas de duas seções, um "complexo "tampa do porta-malas e dois" porta-malas "do sistema de escapamento integrados ao para-choque.

De lado, o crossover demonstra proporções equilibradas, suaves e dinâmicas com um capô longo inclinado, um para-brisa fortemente enrolado e uma linha de teto ligeiramente inclinada, que recebe uma certa solidez por arcos de roda "musculosos", curvas expressivas nas paredes laterais e um poderoso pilar traseiro do tejadilho.

Dimensões e peso

Em termos de dimensões, o Mazda CX-30 se encaixa nos parâmetros do segmento compacto pelos padrões europeus - o comprimento, largura e altura do SUV são 4395 mm, 1795 mm e 1540 mm, respectivamente. A distância entre os rodados se estende por 2655 mm para o carro e sob a parte inferior tem 175 mm de distância ao solo.

Quando equipado, o cinco portas pesa de 1347 a 1471 kg, dependendo da modificação.

Interior

No interior, o Mazda CX-30 encontra a sua morada com um design bonito e elegante, mas minimalista, dominado por linhas ousadas fluidas e reconhecíveis.

O volante multifuncional em relevo com design de três raios, um painel de instrumentos moderno e lacônico, um painel frontal maciço, no centro do qual há uma tela de 8,8 polegadas (não touchscreen) do complexo multimídia e um "microclima despretensioso "unidade, - o interior do crossover não só parece sólido, mas também difere um tipo de flor" premium ". Entre outras coisas, o cinco portas possui ergonomia impecável e bom acabamento (quanto aos materiais de acabamento).

Os pilotos dianteiros do Mazda CX-30 contam com bancos com um perfil lateral pronunciado, enchimento bastante denso e uma ampla gama de ajustes em várias direções. Na segunda fileira, há um sofá confortável com apoio de braço dobrável, defletores de ventilação próprios e espaço livre para dois passageiros (os três ficarão apertados aqui).

O SUV compacto não bate recordes de praticidade, mas tem um porta-malas bastante bom: em primeiro lugar, o compartimento tem formato regular com paredes forradas a feltro; em segundo lugar, demonstra um volume bastante típico da classe - 430 litros na posição usual.

"Galeria" é dobrada em duas partes na proporção "60:40" em uma área quase plana, o que aumenta a capacidade do "porão" para 1406 litros.

Especificações

No mercado russo para o Mazda CX-30, apenas uma unidade de gasolina é declarada - este é um Skyactiv-G "aspirado" de quatro cilindros com um volume de trabalho de 2,0 litros com uma arquitetura em linha, um sistema de injeção direta de combustível, uma correia dentada DOHC de 16 válvulas e sincronização variável da válvula, gerando 150 cavalos de potência a 6.000 rpm e 213 Nm de torque a 4.000 rpm.

De série, o crossover está equipado com uma caixa de velocidades "manual" de 6 velocidades e rodas motrizes do eixo dianteiro, mas como opção pode ser equipado com uma transmissão hidromecânica de 6 bandas "automática" ou todas as rodas i -ACTIV AWD (apenas em combinação com uma transmissão automática) com um multi-disco uma embreagem que conecta as rodas traseiras se necessário, e tecnologia de controle de vetorização G, que controla a distribuição da tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

Deve-se notar que na Europa o carro também é oferecido com um motor a gasolina de 2.0 litros Skyactiv-X (180 HP e 224 Nm), um turbodiesel Skyactiv-D de 1.8 litros (116 HP e 280 Nm), bem como em Versões “híbridas moderadas”, equipadas com a referida unidade a diesel ou com a gasolina 2.0 “aspirada” (122 cv e 213 Nm).

Características de design

No coração do Mazda CX-30 está uma plataforma de "tração dianteira" chamada Skyactiv-Vehicle com uma usina de força localizada transversalmente e uma carroceria monocoque, que é abundante em tipos de aço de alta resistência.

No eixo dianteiro do SUV é utilizada uma suspensão independente do tipo McPherson e na traseira um sistema semi-dependente com barra de torção ("em círculo" com amortecedores passivos e estabilizadores laterais). O carro está equipado com direção pinhão e cremalheira com booster elétrico ativo, e todas as suas rodas são equipadas com freios a disco (ventilados na frente), complementados por ABS, EBD, BA e outros "chips" eletrônicos.

Opções e preços

As vendas do Mazda CX-30 no mercado russo começaram em 15 de janeiro de 2021 (quase um ano depois, de acordo com as primeiras promessas) em três níveis de acabamento para escolher - Drive, Active e Supreme.

Para um carro na versão "intermediária", os revendedores pedirão pelo menos 1.869.000 rublos, mas o custo das outras versões ainda não foi divulgado, mas pode-se presumir que a "base" terá que pagar a partir de ≈1,6 milhões de rublos .

  • Na configuração Drive, o crossover possui: airbags frontais e laterais, ar condicionado, rodas de aço de 16 polegadas, quatro vidros elétricos, espelhos laterais aquecidos e eletricamente operados, ABS, ESP, sistema de áudio de seis alto-falantes, faróis e lanternas de LED, e outras opções.
  • A modificação Active também tem: controle de temperatura de zona dupla, bancos dianteiros aquecidos, sensores de luz e chuva, um centro de mídia com tela sensível ao toque, head-up display, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas e alguns outros equipamentos.
  • As características da versão "top" do Supreme são: entrada sem chave e partida do motor, espelhos retrovisores eletricamente dobráveis, volante aquecido e zonas de descanso do limpador, rodas de 18 polegadas, câmera retrovisora ​​e outros "gadgets".

Pin
Send
Share
Send