Jaguar XJ sedans (X308)

Pin
Send
Share
Send

A sexta série do sedã de luxo Jaguar XJ com o código de fábrica "X308" foi apresentada oficialmente em julho de 1997, mas se exteriormente não era muito diferente de seu antecessor, tinha um interior completamente novo, perdeu uma transmissão manual e foi significativamente transformado em termos técnicos. O automóvel foi produzido na fábrica inglesa da empresa em Coventry até Dezembro de 2003 (a circulação durante este período ascendeu a pouco mais de 126 mil unidades), altura em que entrou no mercado um modelo totalmente novo.

A 6ª geração "IK-Jay" é um "jogador" na classe dos carros grandes. Em sua programação existem duas modificações - com um padrão ou maior distância entre os eixos. O comprimento total do sedan é 5000-5100 mm, dos quais a distância entre eixos ocupa 2800-2900 mm, a altura é 1300 mm e a largura é 1800 mm. Na forma "itinerante", o "britânico" pesa de 1710 a 1875 kg, dependendo da modificação, e se estende sobre a estrada a uma altura de 110 mm (folga).

Sob o capô do Jaguar XJ da sexta série, você pode encontrar um dos dois "oitos" atmosféricos a gasolina com uma configuração em forma de V de "potes", um sincronismo de 32 válvulas e um sistema de energia distribuído, trabalhando em combinação com um 5 bandas "automático" e tração traseira. A versão "mais jovem" é uma unidade de 3,2 litros produzindo 240 "cavalos" e 310 Nm de torque, a "sênior" é um motor de 4,0 litros, cujo desempenho é de 284 forças e 375 Nm de empuxo máximo.

Como uma "base" para o "sexto" Jaguar XJ, uma plataforma de tração traseira com uma unidade de força localizada longitudinalmente é usada. O sedan britânico possui suspensão dianteira e traseira independentes: o primeiro possui braços duplos e uma barra estabilizadora, enquanto o último possui braços triangulares, amortecedores telescópicos e uma barra estabilizadora.
O carro tem um complexo de direção com mecanismo de cremalheira e pinhão e direção hidráulica, e seu pacote de freios inclui discos ventilados nas rodas dianteiras e traseiras com ABS.

O carro tem uma série de qualidades positivas - aparência elegante, motores potentes, excelente dinâmica, alto nível de segurança, construção confiável e comportamento estável na estrada.
Mas o proprietário e a decepção aguardam - alto consumo de combustível, altos custos de manutenção e um pequeno espaço sob o fundo.

A sexta encarnação de "X-Jay" está disponível no mercado secundário na Rússia a um preço de 400.000 a 1.300.000 rublos (mas às vezes os números vão além disso).

Pin
Send
Share
Send