A terceira encarnação do Skoda Octavia

Pin
Send
Share
Send

Em dezembro de 2012, a empresa tcheca Skoda Auto, em um evento especial realizado no museu da marca em Mlada Boleslav, mostrou ao mundo seu best-seller global da próxima, terceira consecutiva, geração - o elevador Octavia de cinco portas com o índice interno da planta "A7" / "5E".

O carro, cuja estreia completa foi organizada em março de 2013 na exposição internacional de Genebra, superou seu antecessor em todas as frentes - tornou-se maior, mais sólido, mais tecnológico e mais caro.

No verão de 2016, Octavia passou por uma pequena revisão técnica, como resultado da qual recebeu um novo motor de três cilindros e uma suspensão DCC adaptativa (no entanto, essas inovações contornaram a Rússia), e em outubro, as mudanças chegaram ao exterior ( e eles estavam principalmente no front-end), interior e lista de equipamentos.

O “terceiro” Skoda Octavia parece lacônico, de alta qualidade e sólido, e sua silhueta facetada não é destituída de um pouco de graça, porém, após a reforma, o carro perdeu sua antiga harmonia na imagem, e tudo por causa do design do a fachada. A frente das cinco portas "ostenta" quatro faróis ondulados, continuando estilisticamente o contorno da grade do radiador "familiar" e evocando associações com o Mercedes-Benz E-class na parte de trás do W212, com uma linha absurda "quebrada" de luzes de corrida. De outras posições, o carro demonstra um visual mais sólido e atraente: uma silhueta completa com uma forma dinâmica do teto e uma linha de janela com uma curva para cima nas portas traseiras e uma popa esculpida com faróis despretensiosos e um pára-choque elegante.

Formalmente, "Octavia" da 3ª geração pertence à classe "golfe", mas em termos de dimensões ocupa uma posição intermediária entre as categorias "C" e "D": 4659 mm de comprimento, 1814 mm de largura e 1461 mm de altura. A distância entre eixos do liftback é de 2680 ou 2686 mm, dependendo do motor instalado, e a distância ao solo é de 155 mm.

O interior geometricamente pensado e correto do Skoda Octavia chama a atenção não só pelo seu design bonito e desnecessariamente calmo, mas também pela ergonomia cuidadosamente calibrada e materiais de acabamento perfeitamente selecionados. A principal atenção dentro do carro é dada pelo display touchscreen de 9,2 polegadas, localizado no console central, sob o qual a unidade do sistema de climatização é disposta com sucesso (porém, na "base" não há gravador de rádio, nem mesmo um ar condicionado, e nas versões "médias" de multimídia é muito mais simples) ... O claro painel de instrumentos com uma "janela" colorida no meio e um belo "volante" multifuncional de dimensões ideais não se destacam do conceito geral.

Os bancos dianteiros do liftback checo são bonitos e hospitaleiros na prática e são dotados de faixas de ajuste exaustivas, e a única reclamação sobre eles são os rolos de apoio laterais largos (a situação é corrigida pelos bancos esportivos).

O sofá traseiro, apesar das costas retas, tem um perfil confortável e um acolchoamento perfeitamente denso, mas ao mesmo tempo perturba o túnel do piso alto e largo.

O compartimento de carga da terceira geração do Skoda Octavia "ostenta" a configuração correta, baixa altura de carga, excelente funcionalidade e volume de 568 litros de série. Na parte de trás da segunda fila de assentos existe uma portinhola para o transporte de objetos longos, e o próprio sofá fica escondido no chão na proporção de 60:40, aumentando o espaço de armazenamento para 1.558 litros. Como de costume, o carro está equipado com um "estepe" de tamanho normal no subsolo.

Especificações... No mercado russo, o ano modelo Octavia 2017 é apresentado com três usinas de energia instaladas em conjunto com quatro tipos de caixas de câmbio:

  • No nível inicial, o liftback está equipado com um MPI "aspirado" de 1,6 litros a gasolina com quatro "potes", "potência" distribuída e 16 válvulas, cujo desempenho é de 110 cavalos a 5500-5800 rpm e 155 Nm de torque a 3800 rpm / minuto. Um "mecânico" com cinco marchas ou um "automático" com seis marchas trabalham em conjunto com ele.
  • As seguintes versões da hierarquia são colocadas sob o capô de um motor a gasolina 1.4 TSI com um bloco de alumínio, um turboalimentador e injeção direta otimizada, que tem 150 "cavalos" a 5000-6000 rpm e 250 Nm de torque a 1500-3500 rpm . Ele interage com uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma DSG de 7 velocidades com duas embreagens.
  • No topo da faixa de potência do TSI turbo quatro de 1.8 litros com um coletor de escape embutido no bloco de alumínio, injeção direta de combustível, turboalimentação e deslocadores de fase na entrada, que gera 180 "éguas" a 5100-6200 rpm e 250 Nm de potencial a 1250-5000 rpm / minuto. As caixas de câmbio nas quais ele confia são as mesmas da unidade anterior.

Por padrão, todos os motores são costurados com uma transmissão de tração dianteira, e para a versão "top", como opção, uma tração nas quatro rodas com uma embreagem Haldex multi-placa, que fornece o torque para as rodas traseiras , e imitação eletrônica de diferenciais de cross-wheel é oferecida.

Nas disciplinas de corrida, o "terceiro" Skoda Octavia mostra resultados decentes: as capacidades máximas do cinco portas são 188-231 km / h, e o "surto" inicial para os primeiros "cem" cabe em 7,3-12,2 segundos. As modificações na gasolina se contentam com 5,3-7,3 litros de combustível no modo misto.

Octavia 3 é baseado na plataforma modular MQB, que se caracteriza pelo uso extensivo de aços de alta resistência e é a base de muitos modelos da Volkswagen AG. Um arranjo independente do tipo McPherson com triângulos inferiores é usado no eixo dianteiro do carro, e o projeto da suspensão traseira depende da potência do motor: se sua saída for inferior a 150 "cavalos", então um feixe semi-independente é instalado em a parte traseira, e se mais - um sistema multi-link.
O liftback tem um complexo de direção de pinhão e cremalheira com um amplificador de potência eletromecânico e freios a disco nas quatro rodas (na frente com pinças flutuantes de pistão único e ventilação), complementado por eletrônicos auxiliares.

Opções e preços. Na Rússia, o "terceiro" Skoda Octavia em um visual atualizado pode ser adquirido nas soluções "Active", "Ambition", "Style" e "Laurin & Klement" a um preço de 940.000 rublos. O equipamento inicial inclui: dois airbags, um sistema ERA-GLONASS, LED DRLs e lanternas traseiras, vidros elétricos dianteiros, ABS, um sistema de áudio de quatro alto-falantes e rodas de 15 polegadas com aros de aço.
O carro mais "chique" de 2017 não pode ser comprado por menos de 1.853.000 rublos, e você terá que pagar outros 90.000 rublos por uma transmissão com tração nas quatro rodas. Seu arsenal inclui (além das opções acima) seis airbags, interior de couro, "clima" de zona dupla, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, rodas de liga leve, sensores de chuva e luz, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros, multimídia com um 8- tela de polegada, "Música" com 8 alto-falantes e outras "guloseimas".

Pin
Send
Share
Send