Comparação entre Renault Sandero Stepway e Renault Sandero

Pin
Send
Share
Send

Avaliações de carros e produtos automotivos
Críticas, comparações e dicas para motoristas

É uma prática comum entre as montadoras fazer modificações especiais com base em veículos convencionais. Anteriormente, as versões carregadas costumavam ser encontradas com uma suspensão mais rígida, desempenho aprimorado, dinâmica e alta velocidade máxima.

Agora está praticando a transformação de dois carros normais em SUVs. Na verdade, eles são apenas hatchbacks off-road, embora os próprios fabricantes insistam na proximidade dos empreendimentos com os SUVs.

Alguns consumidores consideram o crossover hatchback nada mais que um movimento comercial. Eles adicionam um kit de carroceria de plástico preto ao redor do perímetro do carro, aumentam ligeiramente a distância ao solo e aumentam o custo. Por causa disso, há muita controvérsia sobre se faz sentido pagar a mais e se um hatchback simples é tão diferente de sua versão cruzada.

O Renault Sandero é um excelente exemplo de um carro tão polêmico. Com base neste hatchback compacto da classe B europeia, foi feita uma versão cruzada. E aqui será interessante determinar qual deles é melhor e se existem diferenças realmente significativas entre os carros.

Informação técnica geral

Vale a pena começar com as características técnicas gerais que são relevantes para o hatchback Sandero e o cross-hatchback Sandero Stepway. Essa comparação ajudará você a entender no que os dois carros se baseiam e o que eles têm em comum.

O hatchback subcompacto de tração dianteira Renault Sandero foi lançado em setembro de 2012, mas sob a marca Dacia. O logotipo da Renault mudou para o carro no verão de 2014. A última atualização para o mercado russo da 2ª geração do Sandero foi apresentada em julho de 2018, após o qual as vendas começaram.

Renault Sandero Stepway

O hatchback é baseado em uma plataforma modular M0 de tração dianteira com um motor transversal e uso extensivo de aço de alta resistência para criar uma carroceria monocoque. A suspensão dianteira é independente, struts MacPherson são usados ​​aqui. A suspensão traseira é semi-dependente com uma barra de torção e amortecedores hidráulicos. As barras estabilizadoras são instaladas em um círculo.

A cremalheira e pinhão da direção com booster hidráulico já está na configuração básica. Os freios dianteiros são a disco e ventilados, e as unidades de cilindro traseiras. Desde o início, o carro vem com um sistema ABS.

A versão russa do hatchback todo terreno baseado no Renault Sandero, que foi batizado de Sandero Stepway, foi apresentada no verão de 2014 em Moscou. Uma modificação atualizada foi lançada em 2018. Mas as mudanças afetaram apenas ligeiramente o exterior, o interior foi ligeiramente modificado e várias opções foram adicionadas. O carro se distingue por um kit de corpo sólido e maior distância ao solo de até 195 mm.

A plataforma do Stepway de 2ª geração é a mesma do Sandero. Suspensão semelhante com arquitetura idêntica. O carro foi ligeiramente melhorado para se adaptar às condições russas. Em particular, um revestimento anti-cascalho foi aplicado ao fundo, as costuras e juntas foram tratadas com mástique, as linhas de combustível foram escondidas em caixas de plástico especiais e o cárter do motor foi coberto com proteção de aço.

Há freios a disco ventilados na frente e bateria clássica na traseira. O sistema de direção consiste em um mecanismo de pinhão e cremalheira e um impulsionador hidráulico. No banco de dados, você pode contar com ABS e EBD.

Renault Sandero

Até agora, podemos dizer que os carros são quase idênticos. Mas existem algumas características distintas. Isso diz respeito principalmente à adaptação do pseudo-crossover ao clima e às estradas russas.

Dimensões externas e externas

Se você olhar a aparência do Renault Sandero e do Renault Sandero Stepway, não é difícil adivinhar como eles diferem. A diferença é imediatamente visível devido ao kit de corpo de plástico, cavas das rodas acentuadas e distância ao solo mais impressionante. Além disso, há trilhos de teto no Stepway, elementos de proteção adicionais para os pára-choques dianteiro e traseiro são usados.

Objetivamente, a versão Stepway parece melhor e mais atraente. O carro parece um verdadeiro crossover. E para muitos consumidores, essa é uma grande vantagem. Se você remover todos esses elementos de crossover adicionais, não sentirá a diferença no exterior dos dois carros.

A impressão geral das duas versões do Sandero é positiva. Os carros são bonitos, modernos e de bom gosto. Considerando o custo e a classe dos modelos, dificilmente valeria a pena contar com algo mais.

Atenção especial deve ser dada às dimensões que são relevantes para o Sandero hatchback usual e sua versão cruzada Sandero Stepway.

As dimensões do Renault Sandero são as seguintes:

  • comprimento 4070 mm.;
  • largura 1733 mm;
  • altura 1523 mm.;
  • distância entre eixos 2589 mm .;
  • folga 155 mm. (sob carga);
  • peso bruto de 1100 a 1151 kg.

Salão Renault Sandero Stepway

Sandero Stepway responde com estes números:

  • comprimento 4080 mm.;
  • largura 1757 mm;
  • altura 1618 mm.;
  • distância entre eixos 2589 mm .;
  • distância (distância ao solo) 195 mm;
  • peso bruto de 1111 a 1127 kg.

Dimensões gerais ligeiramente aumentadas estão associadas a um aumento na distância ao solo, bem como ao uso de kits de carroceria. Mas a distância entre eixos permanece a mesma.

Interior e compartimento de bagagem

Mas procurar sérias diferenças entre o porta-malas Sandero e o porta-malas cruzado Sandero Stepway é quase inútil.

O salão Stepway repete completamente a decoração interior da versão usual do hatchback. A única característica distintiva é o isolamento acústico aprimorado. Isso permite que você dirija no solo e no cascalho, mantendo um nível bastante alto de conforto acústico.

O interior em si é bem executado, embora pareça barato. O plástico não é duro, os materiais são agradáveis ​​ao toque. Há muito espaço na frente, mas atrás de passageiros altos, pode haver uma pequena falta de espaço para as pernas. Estes são carros subcompactos, então você não pode esperar uma grande quantidade de espaço aqui.

Salão Renault Sandero

Olhando para o compartimento de bagagem, você não encontrará nenhuma diferença aqui. Em ambos os casos, 320 litros de espaço livre são oferecidos quando armazenados. Mas se você abaixar a fileira traseira, criando um piso imperfeitamente plano, a área de carga aumentará para 1.200 litros. Para carros deste tamanho, este é um bom indicador.

Motores, caixas de câmbio e suas capacidades

Ao escolher um Sandero regular ou Renault Sandero Stepway, as características técnicas podem desempenhar um papel importante.

Não há diferença significativa, vale a pena apresentar as configurações disponíveis das duas máquinas.

O Renault Sandero é vendido em 3 versões em termos de motores e caixas de velocidades:

  • A opção mais acessível vem com um motor de 8 válvulas e 1,6 litros e 82 cavalos de potência. Cabe apenas com tração dianteira e transmissão manual de 5 velocidades.
  • O próximo motor mais caro é 1.6 litros de 16 válvulas e 113 cavalos de potência. Completo com mecânica de 5 velocidades.
  • A versão mais cara oferece um motor de 1,6 litros com 16 válvulas. Ele distribui 102 cavalos. Mas o preço alto se deve à presença de uma transmissão automática. Esse motor não funciona com a mecânica.

Motor Renault Sandero Stepway

E o Sandero Stepway tem mais uma configuração. Conforme o custo das modificações aumenta, elas se parecem com isto:

  • Motor 1.6 de aspiração natural de 8 válvulas com 82 cv. e com uma caixa de velocidades mecânica de 5 velocidades;
  • Motor 1.6 litros de 16 válvulas e 113 cavalos de potência com caixa manual de 5 velocidades;
  • Motor 1.6 litros de 16 válvulas com 102 cavalos e transmissão automática;
  • Motor 1.6 litros de 113 cavalos com CVT.

Ao mesmo tempo, a dinâmica, a velocidade máxima e o consumo de combustível estarão praticamente no mesmo nível. A diferença pode ser de no máximo décimos de litros e segundos.

A aceleração de 0 a 100 km / h levará de 10,7 a 13,9 segundos. A velocidade máxima não excede 177 quilômetros por hora. Para 100 quilômetros de pista em ciclo combinado, você precisará gastar de 6,6 a 8,6 litros de gasolina.

As versões mecânicas são mais econômicas e dinâmicas. Mas para uma cidade com tráfego intenso, é melhor levar uma máquina automática ou um variador. A eficiência e a dinâmica do Renault Sandero são comparáveis ​​às do Renault Sandero Stepway.Não há diferença global aqui. A principal diferença é a falta de uma caixa CVT para o Sandero regular.

Habilidade e manuseio cross-country

Uma vez que os carros usam os mesmos sistemas de direção que unidades de frenagem idênticas, não há praticamente nenhuma diferença no manuseio entre o Sandero e o Sandero Stepway.

Motor Renault Sandero

Mas a folga faz seus próprios ajustes. O fato é que o Sandero Stepway é vários centímetros mais alto do que o usual Renault Sandero hatchback. Isso tem um efeito positivo na habilidade de cross-country, mas torna o cross-hatchback menos estável em altas velocidades. Uma vez que os proprietários desses carros raramente espremem o acelerador até o chão e atingem a velocidade máxima, o motorista não sentirá realmente uma diferença significativa no funcionamento dos controles.

Mas há uma diferença séria na habilidade de cross-country. Quase 20 cm de distância ao solo, kits de carroceria especiais, proteção do cárter do motor, parte inferior da carroceria e para-choques permitem que a Stepway faça mais do que apenas asfalto. Em tal máquina, você pode ir ao solo e ao cascalho. Não vale a pena se deixar levar, já que não há tração nas quatro rodas e ainda é um hatchback.

Sistemas de segurança e assistentes eletrônicos

E neste componente não se pode dizer qual é melhor - Renault Sandero ou Sandero Stepway. O carro em duas versões é oferecido com aproximadamente o mesmo conjunto de opções e equipamentos. Apenas as configurações dos carros são diferentes.

Na base, o Stepway possui 2 airbags frontais ao mesmo tempo. Conforme o nível do equipamento aumenta, também aparecem airbags laterais. Um Sandero normal tem apenas um airbag para o motorista desde o início, e um airbag para o passageiro da frente aparece apenas na configuração intermediária.

Sandero é oferecido com controle de cruzeiro, sistemas ESP e HSA quase no topo da gama. O mesmo está disponível no Stepway a partir do nível 2 de equipamentos, logo após o básico.

O Stepway está melhor preenchido desde o início, possui mais sistemas de segurança e assistentes eletrônicos nas versões iniciais, enquanto no hatchback eles aparecem apenas nos níveis de acabamento Life e Drive.

Opções e preços

A comparação dos carros Renault Sandero e Renault Sandero Stepway de acordo com as configurações oferecidas e os preços atuais será mais ilustrativa.

Para fazer isso, entre em contato com um concessionário autorizado da Renault na Rússia. A comparação mostra que existem 3 níveis de acabamento disponíveis para o hatchback convencional:

  • Acesso.
  • Vida.
  • Dirigir.

Pelo menos 577 mil rublos terão de ser pagos por um hatchback. O custo da configuração do Drive começa em 748 mil rublos.

Renault Sandero Stepway

Sandero Stepway tem 4 níveis de equipamento:

  • Vida.
  • Life City.
  • Dirigir.
  • Drive City.

Mas aqui a política de preços é diferente. O equipamento mínimo custa a partir de 739 mil rublos. A movimentação vai custar 823 mil, e Life City custa pelo menos 840 mil rublos. A versão mais rica começa com 923 mil rublos.

Em muitos aspectos, essa diferença é justificada justamente pelo equipamento incluído no cross-hatchback. Além disso, não se esqueça da aparência cruzada, melhor isolamento acústico, kits de carroceria, pára-choques, proteção inferior e cárter do motor. Todas essas são melhorias importantes que exigem que dinheiro adicional seja gasto.

A quem dar preferência

Para muitos compradores em potencial, a questão é o que escolher se o Sandero regular e sua versão cruzada Sandero Stepway forem oferecidos.

Em termos de desempenho técnico, a diferença entre as máquinas é mínima. Mas por trás da aparência cruzada, há modificações e melhorias significativas na carroceria, há proteção para o motor e a parte inferior, e é oferecida uma maior distância ao solo.

Se você não sabe o que é melhor escolher entre o Renault Sandero hatchback e o Sandero Stepway cross-hatchback, preste atenção às condições em que planeja operar o carro. Se você mora em uma cidade, não vai viajar para fora dela, e a qualidade das estradas é muito boa, seria lógico escolher o carro porta-malas Sandero city.

O cross-hatchback será uma opção prioritária para quem mora no subúrbio, ou na cidade, mas costuma viajar para fora dela. Quem precisa dirigir em estradas ruins, às vezes invade o solo e cascalho. O Stepway resiste com mais eficácia ao clima rigoroso, melhorou o isolamento acústico e a proteção do corpo. Dada a realidade das condições e clima da Rússia, para a maioria das pessoas que desejam levar o Sandero em uma das modificações, o Stepway será a opção prioritária.

Pin
Send
Share
Send